Anais do Colóquio Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente

Organização: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx)

Niterói, agosto de 2015

ISBN: 978-85-228-1150-2

Mesa Coordenada 1. Educação e disputa hegemônica na América Latina contemporânea

11. Mães da praça e filhos da terra: as universidades populares de Madres de Plaza de Mayo e MST na década de crise do neoliberalismo na América Latina

Carlos Eduardo Rebuá Oliveira (Doutorando, PPGE, UFF / Professor, UNIGRANRIO)

12. Análisis del movimiento social por la educación en Chile

Gilda Muñoz Cifuentes (Mestranda, Educação, UFF)

13. Educação Rebelde e Autônoma na práxis revolucionária Zapatista: aportes ao debate contemporâneo acerca do campo de disputa hegemônica na América Latina

Lia Pinheiro Barbosa (Doutora / Professora, UECE)

14. Educação e hegemonia burguesa: a REDUCA e o Movimento Todos pela Educação (TPE) como “intelectuais orgânicos” das classes dominantes na América Latina

Pedro Claesen Dutra Silva (Doutorando, Educação, UFF)

Mesa Coordenada 2. Produção da vida, cotidianidade e estranhamento

21. Ideologia e cotidianidade

Ana Selva Castelo Branco Albinati (Doutora / Professora, PUC-MG)

22. Mundialização do capital, estranhamento e universalidade humana

Antônio José Lopes Alves (Doutor / Professor, UFMG)

23. Entre a lógica e a historia: aproximações acerca do processo de alienação e seus desdobramentos no tempo e no espaço

Marcio Rufino Silva (Doutor / Professor, UFRRJ)

24. Há um caráter emancipatório nos estranhamentos?

Mônica Hallak Martins da Costa (Doutora / Professora, PUC-MG)

Mesa Coordenada 3. Anos 1930 no Brasil: educação e luta

31. A atualidade da Aliança Nacional Libertadora (ANL) – 80 anos depois

Anita Leocadia Prestes (Doutora / Professora, PPGHC, UFRJ)

32. Agências e agentes na profissionalização do magistério de ensino secundário (1931-1945)

Amália Dias (Doutora / Professora, FEBF, UERJ)

33. Perspectivas em confronto no campo da educação: o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e o Manifesto dos Inspetores de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1934)

Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro (Doutor / Professor Rede Municipal, Rio das Ostras, RJ)

34. A influência do “estilo de vida americana” nos educadores brasileiros pós 1930 e alguns de seus críticos: Florestan Fernandes e a Federação Internacional Sindical de Ensino

Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão (Doutor / Professora, FEBF, UERJ)

Mesa Coordenada 4. Trabalho, Estado, Educação, Informação e Conhecimento na perspectiva da ontologia do ser social

41. Notas sobre o estado, a política e a emancipação humana em Marx

Hormindo Pereira de Souza Júnior (Doutor, UFMG)

42. Trabalho, informação e conhecimento: Marx e as contradições da era da informação

Rodrigo Moreno Marques (Doutor, Ciência da Informação / Professor, FUMEC)

43. Trabalho e Formação Humana em Lukács

Daniel Handan Triginelli (Mestre / Doutorando, FaE, UFMG)

44. Trabalho, Estado e educação em Mészáros

Celeste Deográcias de Souza Bitencourt (Mestre / Doutoranda, FaE, UFMG)

Mesa Coordenada 5. Estado e classes sociais na América Latina

51. Lutas sociais e plurinacionalidade na Bolívia

Allysson Lemos (Mestrando, Ciências Sociais, UFRRJ)

53. O experimento comunal na Venezuela: Entre a democracia direta e o populismo

Mayra Goulart (Doutora, Ciência Política, IESP UERJ / Professora, UFRRJ)

54. Estado e classes sociais no Brasil: um estudo sobre os governos Lula e Dilma

Theófilo Rodrigues (Mestre, Ciência Política, UFF / Doutorando, Ciências Sociais, PUC-Rio)

Acumulação de capital na Venezuela petroleiro-rentística

361. Danilo Spinola Caruso (Mestre, IFRJ)

Mesa Coordenada 6. A Favor de Rosa: por um Resgate Crítico da Teoria da Acumulação do Capital e da Luta Anti-Imperialista de Rosa Luxemburg

61. Revisão crítica de A Acumulação do Capital de Rosa Luxemburg

Leandro Ramos Pereira (Doutorando, Teoria Econômica, UNICAMP / Doutorando, Teoria Econômica, Unicamp)

62. Reprodução social total e imperialismo n’A Acumulação do capital de Rosa Luxemburg

Thiago Fernandes Franco (Mestre / Doutorando, Unicamp)

63. Militarismo na Era dos Impérios: o expansionismo militar da passagem do século XIX ao XX e a interpretação crítica de Rosa Luxemburg

Thomas Victor Conti (Mestre / Doutorando, Unicamp)

Mesa Coordenada 7. O marxismo dos trotskistas: história, teoria e prática

71. A crítica trotskista à Aliança Nacional Libertadora

Carlos Prado (Doutorando, História, UFF / Professor, UFMS)

72. O imperialismo, o stalinismo e a Revolução Permanente: a Revolução Cubana interpretada pelo movimento trotskista

Isabella Meucci (Mestranda, Ciência Política, UNICAMP)

74. Quando a realidade desafia a teoria: a crise do movimento trotskista à luz de suas análises acerca do pós-guerra (1944-1963)

Marcio Lauria Monteiro (Mestrando, PPGH, UFF)

Mesa Coordenada 8. Interpretações Marxistas do Brasil: o modo de produção e a revolução no Brasil

81. Interpretações do Brasil: um caminho de acesso metodológico à controvérsia dos Modos de Produção e da Revolução Brasileira

Carla Curty (Mestre / Doutoranda, Economia, UFRJ)
Maria Mello de Malta (Doutora / Professora, Economia, UFRJ / Coordenadora do LEMA, UFRJ)
Bruno Borja (Doutor / Professor, Economia, UFRRJ)
Juliana Nascimento Silva (Doutoranda, PPGE, UFF)
Filipe Leite Pinheiro (Mestrando, Economia, UFF)
Wilson Vieira (Doutor em Sociologia / Professor, Economia, UFRJ)

82. Jacob Gorender: modo de produção e transição tipicamente brasileiros para se pensar uma revolução socialista

Maria Mello de Malta (Doutora / Professora, Economia, UFRJ / Coordenadora do LEMA, UFRJ)
Marco Antonio Martins da Rocha (Doutor / Professor, Unicamp)
Carla Curty (Mestre / Doutoranda, Economia, UFRJ)
Filipe Leite Pinheiro (Mestrando, Economia, UFF)
Wilson Vieira (Doutor em Sociologia / Professor, Economia, UFRJ)

83. Nelson Werneck Sodré: feudalismo e revolução à brasileira

Filipe Leite Pinheiro (Mestrando, Economia, UFF)
Marco Antonio Martins da Rocha (Doutor / Professor, Unicamp)
Maria Mello de Malta (Doutora / Professora, Economia, UFRJ / Coordenadora do LEMA, UFRJ)
Carla Curty (Mestre / Doutoranda, Economia, UFRJ)
Wilson Vieira (Doutor em Sociologia / Professor, Economia, UFRJ)
Bruno Borja (Doutor / Professor, Economia, UFRRJ)

84. Caio Prado Júnior: uma interpretação marxista do Brasil

Wilson Vieira (Doutor em Sociologia / Professor, Economia, UFRJ)
Bruno Borja (Doutor / Professor, Economia, UFRRJ)
Filipe Leite Pinheiro (Mestrando, Economia, UFF)
Marco Antonio Martins da Rocha (Doutor / Professor, Unicamp)
Maria Mello de Malta (Doutora / Professora, Economia, UFRJ / Coordenadora do LEMA, UFRJ)
Carla Curty (Mestre / Doutoranda, Economia, UFRJ)

Mesa Coordenada 9. Lutas e impasses da literatura periférica frente à hostilidade capitalista

91. As palavras na curva da noite: o reflexo lírico do mundo na atualidade do capitalismo

Ana Laura dos Reis Corrêa (Doutora / Professora, UnB)

92. Ecos de um parricídio: a luta pela autoconsciência em Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Daniele dos Santos Rosa (Doutora / Professora, IFB)

93. “Seria tudo ilusão?”: o impasse entre essência e aparência em Angústia, de Graciliano Ramos

Fabiano Ferreira Costa Vale (Doutorando / Professor, SEE-DF)

Mesa Coordenada 10. Reprodução da dominação e formação emancipatória na sociabilidade do capital

101. Educação no sistema do capital: entre a ciência e o estranhamento

Sabina Maura Silva (Doutora / Professora, CEFET-MG)

102. A obliquidade pragmática e o caráter instrumental do conhecimento: inflexões teóricas presentes na área da educação

Giandréa Reuss Strenzel (Doutora / Professora, UFSC)

103. Especificidade do ensino: relevância ao processo de hominização e resistência

Lúcia Valadares Sartório (Doutora / Professora, Educação, UFRRJ)

104. O caráter reacionário da pedagogia da existência: a educação compensatória e a ressignificação da marginalidade no capitalismo contemporâneo

Rafael de Lima Bilio (Mestre em Educação / Doutorando em Educação, UFF)

Mesa Coordenada 12. Educação Rural, Classes Dominantes e Desmobilização dos Movimentos Sociais no Campo: Ontem e Hoje

121. A educação de crianças e jovens rurais: o caso dos clubes agrícolas (1945-1960)

Nathalia dos Santos Nicolau (Mestranda, UFF)

122. A hegemonia do agronegócio no Século XXI: entre a formação dos intelectuais orgânicos e a difusão da ideologia do desenvolvimento sustentável

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Doutor / Professor, UFRRJ)

123. Educação e poder na agricultura brasileira: o caso do ETA (1953 – 1961)

Sonia Regina de Mendonça (Doutora, História / Professora, PPGH, UFF / CNPq)

124. I PNRA, reforma agrária e extensão rural no Brasil: controvérsias e consensos

Pedro Cassiano F. de Oliveira (Doutorando, PPGH, UFF / CNPq)

Mesa Coordenada 13. Literatura e fascismo em debate

131. Figurações e debate do fascismo na literatura de Pier Paolo Pasolini

Alexandre Pilati (Doutor / Professor, UnB)

132. Realismo do choque? Memórias do crime e narrativas da prisão: formas e aspectos em função da hipótese de um fascismo civil no Brasil contemporâneo

André Matias Nepomuceno (Doutor, UnB)

133. O irracionalismo servil pequeno burguês como tendência pré-fascista: observações em torno do herói de “O súdito”, de Heinrich Mann

Bernard Hess (Doutor / Professor, UnB Campus Planaltina)

Mesa Coordenada 14. Manifestações culturais a serviço da valorização do capital: uma crítica à Economia Política da Cultura no Brasil

141. O hiato entre o artista mistificado e a apropriação da significação profissional de seu trabalho

Rodrigo Heringer Costa (Graduado / Professor Substituto, UFRJ)

142. Formação para “empreender ‘precariados’”: balanço das políticas do PT para a cultura

Felipe da Silva Duque (Mestre / Professor, Rede básica de ensino)

143. Mundo do trabalho, música e cultura no capitalismo tardio: um estudo com músicos vinculados ao Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro

Luciana Requião (Doutora / Professora, Instituto de Educação, UFF Angra dos Reis)

144. Breves comentários críticos sobre cultura em tempos de pós-modernismo

Vítor Vieira Ferreira (Mestre / Professor Substituto, Faculdade de Letras, UFRJ)

Mesa Coordenada 16. Trabalho, Infância e formação. Qual educação para uma sociedade de classes?

161. Exploração do Trabalho Precoce: sequestro da infância

Elizabeth Serra Oliveira (Doutora / Professora, INES)

162. Educação, sindicato, luta de classes e poder, no contexto da crise capitalista atual

Helder Molina (Doutor / Professor, UERJ)

163. História e escola: as contradições da sociedade e a escola para os trabalhadores

Maria Onete Lopes Ferreira (Doutora / Professora, UFF)
Caroline Linhares de Sousa (Mestranda / Servidora, UFF)

Mesa Coordenada 17. Marxismo e Relações Internacionais: abordagens contemporâneas

171. O marxismo político nas Relações Internacionais: a centralidade da luta de classes contra o estruturalismo

Pedro Salgado (Doutorando / University of Sussex)

172. O pouso da águia ou o decolar do dragão? o turbulento processo de declínio e ascensão de potências hegemônicas

Victor Carneiro Corrêa Vieira (Mestre / Pesquisador do LEHC, UFRJ)

173. Das teorias da dependência ao desenvolvimento desigual e combinado: em busca de uma definição materialista-histórica para o conceito de desenvolvimento

Felipe Antunes de Oliveira (Doutorando, Universidade de Sussex)

Mesa Coordenada 18. Estado, Classes Sociais e Burocracia: da ditadura civil-militar à hegemonia lulista

181. Geisel e Petrobras: formação/consolidação da era gerencialista

Camila Philippi (Mestre / Professora, Estado SC / Pesquisadora do Lastro, UFSC)

182. O Brasil da “hegemonia às avessas”: limites e contradições do compromisso de classes

Henrique Cignachi (Mestre / Doutorando, PPGSP / Pesquisador Lastro, UFSC)

183. Ideologia e burocracia militar: diagnóstico e prognóstico da ação dos militares no poder em A opção brasileira (1966), de Mário Pedrosa

Josnei di Carlo (Mestre / Doutorando, PPGSP / Pesquisador Lastro, UFSC)
Ricardo Gaspar Müller (Doutor / Professor e pesquisador, PPGSP/LASTRO, UFSC)

Mesa Coordenada 19. Crítica Cultural Materialista: a forma objetiva em Roberto Schwarz

191. Roberto Schwarz e Edgar Allan Poe: reflexões críticas sobre a forma objetiva da obra literária

Fabiana de Lacerda Vilaço (Mestre / Doutoranda, USP)

192. A delicadeza perdida: dois romances de Chico Buarque e a tradição crítica brasileira

Leonardo Octavio Belinelli de Brito (Mestre em Ciência Política, USP / Doutorando, Ciência Política, USP)

193. A dialética incontrolável das formas: modernismo e modernização capitalista

Lindberg Souza Campos Filho (Mestrando, USP)

Mesa Coordenada 20. Das ditaduras ao neoliberalismo: transição democrática e movimentos sociais no Brasil e no Chile

201. O que resta da ditadura no Chile: por que a política educacional de Pinochet chegou ao século XXI?

Joana Salém Vasconcelos (Graduada, História, FFLCH-USP / Mestra, Desenvolvimento Econômico, IE-UNICAMP / Professora, Faculdades Integradas de Guarulhos, FIG)

202. Movimentos sociais de educação e neoliberalismo no Brasil: apontamentos sobre os cursinhos populares nas décadas de 1990-2000

Maíra Tavares Mendes (Mestre em Educação / Professora, UESC / Doutoranda, Educação, UERJ)

203. Das ditaduras ao neoliberalismo: transição democrática e movimentos sociais no Brasil e no Chile

Nathalie Illa Longhi Drumond (Graduada, Geografia, FFLCH-USP / Mestranda, Geografia, UFF / Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades, LEMTO/UFF)

Mesa Coordenada 22. Jornadas de Junho: consequências e desdobramentos

221. Redemocratização, déficit de democracia e as Jornadas de Junho

Gabriel Pinheiro de Siqueira Gomes (Mestrando PPFH, UERJ)

222. Jornadas de Junho 2013: do recrudescimento da repressão ao hiato político

João Claudio Platenik Pitillo (Mestrando, História Comparada, UFRJ / Pesquisador Faferj)

223. Expressões do ódio de classe burguês no Brasil: o fascismo desavergonhado

Pedro Guimarães Pimentel (Mestre / Servidor público estadual, UERJ)

224. Jornadas de Junho. Contestação política, crise mundial e um horizonte de possibilidades

Roberto Santana Santos (Doutorando, PPFH, UERJ / Professor de história na escola básica)

Mesa Coordenada 23. O Brasil pré-capitalista na encruzilhada do capital – século XIX

231. O passado escravista em um presente capitalista: a escravidão brasileira para além do “arcaísmo”

Marcos de Brito Monteiro Marinho (Mestrando, PPGHIS/UFRJ)

232. Ato de poupar dos cativos: Os escravos acionistas da Caixa Econômica do Rio de Janeiro (1831-1888)

Thiago Alvarenga de Oliveira (Mestrando, UFF)

233. Marx em movimento – os transportes em sociedades pré-capitalistas

Thiago Vinícius Mantuano da Fonseca (Mestrando PPGH, UFF)

Mesa Coordenada 25. A roupagem perversa do Estado: Ideologia, políticas sociais, luta de classes e poder financeiro a serviço do capital

251. Ideologia burguesa: sua hegemonia e a mistificação negadora da luta de classes

Danne Vieira Silva (Mestrando em Tecnologia Ambiente e Sociedade, UFVJM)

252. O Estado burguês: emissor de capital fictício e dinamizador do capitalismo

Fernando Leitão Rocha Junior (Doutor / Docente, UFVJM)

253. Brasil: políticas públicas e luta de classes num contexto neoliberal

Sandra Neres Santos (Mestranda, UFVJM)

254. Ditadura brasileira: O Estado sob os auspícios e truculência do capital

Thiago Willian Silva (Mestrando, UFVJM)

Mesa Coordenada 27. Institucionalização da organização e funcionamento da educação no Brasil: (des)politização do debate público e luta de classes

271. O movimento Todos Pela Educação: ações e impactos na educação brasileira

Roberta Cristine de Andrade Passos (Estudante, UFF)

272. A Reforma Universitária de 1968: conflitos e construção hegemônica

Renata Azevedo Campos (Mestranda, Educação, UFF)

273. Os rumos da educação superior brasileira na sua relação com o Setor Educacional do MERCOSUL (SEM)

Zuleide S. Silveira (Professora, Educação, UFF)

Mesa Coordenada 28. Conceitos Gramscianos e a Luta de Classes

282. O PCB frente aos conflitos de classe e a reorganização dos trabalhadores (1979-1985)

Paulo W.Teixeira de Paula (Mestre / Docente, Escola Dirce Machado)

283. Aspectos da difusão e apropriação de Gramsci no Brasil: Pensamento remontado a várias mãos

Leandro V. de Almeida (Mestrando, UFG)

284. Ascensão do populismo no Brasil: particularidade histórica do modo de produção capitalista na dinâmica da luta de classes em uma periferia do sistema

Fernando Viana Costa (Mestrando, UFG)

Mesa Coordenada 29. Revolução, insurreições e marxismo: teoria e história

291. As insurreições operárias na Primeira República (1918-1919): ideias, articulações e projetos políticos

Frederico Duarte Bartz (Doutor em História, UFRGS / Técnico em Assuntos Educacionais, UFRGS)

293. Policarpo Hibernon Machado: as possibilidades de atuação de um militante comunista no Rio Grande do Sul nos anos 1930

Guilherme Machado Nunes (Graduado em História, UFRGS / Mestrando em História, UFRGS)

294. A trajetória de Jacob Gorender e a militância comunista brasileira (1947-1958)

Carlos Fernando de Quadros (Graduado em História, UFRGS / Mestrando em História, USP)

Mesa Coordenada 30. Violência e dominação de classes: a trajetória histórica das favelas cariocas

301. Reconfigurações urbanas da metrópole carioca no pós-guerra e a ação estatal nas favelas cariocas entre 1945-62

Rafael Soares Gonçalves (Doutor / Professor, PUC-RJ)

302. Remoção de favelas e violência capitalista: o problema da expropriação

Marco M. Pestana de Aguiar Guedes (Doutorando / Professor, INES)

304. A transição não subiu o morro: reflexões sobre justiça de transição, ditadura e remoção de favelas

Lucas Pedretti Lima (Graduando / Pesquisador, CEV-Rio)

Mesa Coordenada 31. O financiamento da educação e da ciência e tecnologia, a utilização do dinheiro público para setores privados

311. O Estado e o financiamento de ciência e tecnologia: desenvolvimento do setor produtivo privado e a utilização de dinheiro público

Simone Silva (Mestre / Pedagoga, UFRJ)

312. A participação no Conselho do FUNDEB-Ita do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação)-Itaboraí: transformismo ou guerra de posição?

Marco Vinícius Moreira Lamarão (Mestre / Docente Colégio Pedro II)

313. Governo Lula, as mudanças no ensino superior privado e o BNDES: alguns apontamentos

Pedro Henrique S. Tavares (Mestre / Professor Rede Estadual de Ensino, RJ)

Mesa Coordenada 32. Uma discussão sobre a relação entre educação e os valores epistemológicos e mercantilistas no marxismo

321. Pensar uma discussão sobre classe a partir da Educação para o mundo do trabalho: caminhos para a mercantilização da vida

Aline de Carvalho Moura (Doutoranda, ProPEd – UERJ)

322. A história e a questão do entendimento: uma perspectiva diferenciada da produção do conhecimento em educação

Luiz Dias do Nascimento Filho (Mestre / Grupo de Estudo Episteme, UERJ)

323. A relação entre educação, trabalho e produtividade: uma questão em Marx

João Carlos Bernardo Machado (Mestre / Professor, UNIABEU; UFRRJ / Pesquisador GEPHUR)

Mesa Coordenada 34. Estado ampliado e intelectual orgânico coletivo: debates teóricos e casos históricos contemporâneos

341. Estado, aparelho privado de hegemonia e empresariado: o caso do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES)

Elaine Bortone (Doutoranda, PPGHIS, UFRJ)

342. O conceito de elite orgânica transnacional em René Dreifuss e o caso da Comissão Trilateral

Rejane Carolina Hoeveler (Mestre / Pesquisadora NIEP-Marx UFF)

343. Estado ampliado e intelectual orgânico: apontamentos gramscianos

Ana Carolina Reginatto (Doutoranda, PPGHIS, UFRJ)

344. Aliança para o Progresso e elite orgânica: o papel da empresa privada no governo John F. Kennedy (1961-1963)

Martina Spohr Gonçalves (Doutoranda, PPGHIS, UFRJ)

Mesa Coordenada 35.Marxismo e o mercado mundial

351. Comércio e investimento internacional e teoria do valor nas obras de R.M. Marini e A. Shaikh

Patrick Galba de Paula (Doutorando, UFF)

353. Marx e os povos sem história

Flávio Miranda (Doutorando, Economia, UFF / Professor, UFRRJ)
André Guimarães Augusto (Doutor / Professor, UFF)
Hugo F. Corrêa (Doutor / Professor, UFF)
Alexis Saludjian (Doutor / Professor, Economia, UFRJ)

Mesa Coordenada 37. Educação, marxismo e emancipação humana

372. Célestin Freinet e a prática pedagógica de uma educação popular

Rafaela Ferreira dos S. Mendes Muratt (Mestranda, Educação Brasileira, UFC)

373. Educação e conhecimento na sociedade capitalista: a produção do conhecimento alienado

Débora Accioly Dionísio (Mestranda em Educação, UECE)

374. Educação, comunicação e emancipação humana: uma abordagem ontológica

Homero Dionísio da Silva (Mestrando em Educação, UECE)

Mesa Coordenada 38. Mercado mundial, subimperialismo e superexploração

381. Mais-valor extra enquanto transferência de valor: pistas para compreender o subimperialismo

Leonardo de Magalhães Leite (Doutorando, Economia, UFF / Professor Economia, UFF, Campos dos Goytacazes)

382. O capitalismo dependente e o Brasil contemporâneo: cooperação ou subimperialismo na América Latina?

Marisa Silva Amaral (Doutora / Professora, IE-UFU)

Poliana Garcia Temístocles (Mestranda, PPGRI-UFSC)

383. A questão do trabalho no capitalismo dependente: um debate sobre as categorias superexploração do trabalho e marginalidade social

Pedro Henrique Evangelista Duarte (Professor, Economia, UFG)

384. Fundamentos metodológicos para una aproximación a los niveles de explotación en el mundo capitalista desde el marxismo cuantitativo

Joaquín Farina (Mestre, Universidad de Castilla La Mancha / Professor FCE-UBA )
Gonzalo Ralón (Profesor en Sociología. Becario doctoral CONICET, Instituto de Investigaciones Gino Germani, Facultad de Ciencias Sociales, UBA / Docente, Facultad de Psicología, UBA)

Mesa Coordenada 39. Análises críticas da política educacional dos governos do PT I

391. Contradições na trajetória histórica da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Jailson dos Santos (Doutor / Professor, UFRJ)
José Rodrigues (Doutor / Professor Faculdade de Educação, UFF)

392. A história do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e o contexto de implantação do ensino médio integrado a partir de 2013: avanços e contradições

Vanessa Brunow (Professora CEFET-RJ / Doutoranda, UFF)

393. Ensino Médio Integrado e Totalidade

Roberto Assunção Motta da Rocha (Professor, Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, FAETEC)

394. O Todos pela Educação como política “pública” (?) dos governos petistas

Edison Oyama (Doutor / Professor, UFRR)

Mesa Coordenada 40. Análises críticas da política educacional dos governos do PT II

401. Subsunção do trabalho docente sob o capital e as políticas de formação docente

Higson Rodrigues Coelho (Professor UEPA / Doutorando UFF)

402. A execução orçamentária do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) entre 2011 e 2014

Fernanda Cosme da Costa (Mestre / Pedagoga, IFRJ)

403. O Pronatec e a manutenção da sociedade de classes

Isabella Freire Ribeiro Rocha (Mestranda / Coordenadora de curso, SENAC Rio)

404. O REUNI na UFF e o aprofundamento da privatização das universidades públicas

Matheus Castro da Silva (Mestrando, UFF)

Mesa Coordenada 41. Lutas por educação e o enfrentamento ao Estado educador

411. Greve geral dos servidores públicos municipais do Rio de Janeiro: luta de classes no processo de implantação da política neoliberal no município do Rio (entre 1987 e 1989)

Albano Luiz Francisco Teixeira (Mestre, Educação / Professor, Colégio Pedro II)

412. Lutas por educação no Brasil e em Portugal e o enfrentamento à integração dos sindicatos ao poder do Estado

Kênia Miranda (Doutora / Professora, Educação, UFF)

413. Novas lutas, velhos entraves: a burocracia sindical e o enfrentamento à reforma nas aposentadorias dos trabalhadores em educação e no estatuto dos servidores em Minas Gerais

Lorene Figueiredo (Doutora / Professora, INFES-UFF)

414. Sobre a educação básica mexicana hoje: a “qualidade” capitalista avança, mas os trabalhadores conscientes e organizados resistem

Marisa Brandão (Doutora / Professora CEFET-RJ / Bolsista CAPES)

Mesa Coordenada 42. Políticas docentes para a América Latina e repercussões no Brasil: diretrizes para adaptação de professores aos ditames do capital

421. O professor na mira das reformas: orientações do “Projeto Estratégico Regional sobre Docentes para América Latina e Caribe”

Anibal Brito Neto (Doutorando PPGE, UFSC)
Eneida Shiroma (Doutora em Educação / Professora EED, UFSC)

422. O professor flexível dos Cursos de Formação de Professores da Educação Básica

Eliane Aguiar-Brito (Doutoranda PPGE, UFSC)
Olinda Evangelista (Doutora em Educação / Professora EED, UFSC)

423. O superprofessor e a reconversão docente nos cursos de pedagogia

Olinda Evangelista (Doutora em Educação / Professora EED, UFSC)
Jocemara Triches (Mestre Educação / Professora, EED, UFSC)

424. O professor multifuncional e as estratégias de adaptação das políticas de perspectiva inclusiva

Kamille Vaz (Doutoranda PPGE, UFSC)
Rosalba Maria Garcia (Doutora em Educação / Professora EED, UFSC)

Mesa Coordenada 43. Ontologia e conhecimento: em defesa de uma metodologia adequada das ciências sociais

431. Metodologia econômica: Tony Lawson e a reorientação da economia

Álvaro Martins Siqueira (Graduando, UFF-PUCG)
Eduardo R. B. Pessanha (Graduando, UFF-PUCG)

432. Do conhecimento objetivo à crítica ontológica em Moishe Postone

João Guilherme Carvalho de Souza (Graduando, UFF-PUCG)
Fabiana Ferreira de Castro (Graduando, UFF-PUCG)

433. Uma discussão acerca da metodologia dos manuais de economia

Marina Paes Maurício Muniz (Graduanda, UFF-PUCG)

Derik Melchior (Graduando, UFF-PUCG)

434. O capital e a crítica ontológica

Rodrigo Delpupo Monfardini (Doutor / Professor, Economia, UFF-PUCG)

Mesa Coordenada 44. Marx, Política e Direito

441. Movimento real da forma política em Marx: elementos para a crítica dos “aparelhos repressivos” como síntese do Estado capitalista

Elcemir Paço Cunha (Doutor / Professor, UFJF)

442. Bonapartismo e ontonegatividade da política em Marx

Vânia Noeli Ferreira de Assunção (Doutora / Professora, UFF)

443. Acerca da heterogeneidade entre Direito e política em Marx

Vitor Bartoletti Sartori (Doutor / Professor, UFMG)

444. Valor e Estado: notas sobre o processo de emancipação humana em Marx

Paulo Henrique Furtado de Araujo (Professor, Faculdade de Economia, UFF)

Mesa Coordenada 45. A ideia de comunismo segundo Alain Badiou

451. Reforma ou insurreição?

Fernando José Fagundes Ribeiro (Doutor / Professor Filosofia, UFF)

452. Entre a ideia de comunismo e o comunismo da ideia: a hipótese comunista em Badiou

Germano Nogueira Prado (Doutorando em filosofia PPGF, UFRJ / Professor de filosofia, Colégio Pedro II)

453. O sentido dos fracassos das experiências orientadas pela ideia comunista segundo Alain Badiou

Jenifer Bello (Mestrado / Professora de Filosofia do Estado)

Mesa Coordenada 46. Arte e Desfetichização

461. Três contos de Onetti: um estudo sobre a América Latina sob a crise estrutural do Capitalismo

Heitor Fontes de Menezes Bastos (Mestrando)

462. O caráter intensificador da obra de arte e sua relevância

Dâmaris Bacon Carvalho (Mestranda em Literatura, UnB)

463. A sombria gradação do amanhecer – Autoconsciência e modernidade em “Na escuridão, amanhã”

Marcos Vinicius Caetano da Silva (Mestrando, UnB)

464. Reflexões sobre música, canção e mímesis em “La misión desfetichizadora del arte”

Paulo Henrique Vieira de Souza (Mestrado / Professor, SEEDF)

Mesa Coordenada 47. Ideologia e consciência de classe

471. Organização social, luta de classes e processo de consciência: movimentos sociais camponeses e sua articulação internacional

Andrea Francine Batista (Doutoranda / Professora, UFFS – Laranjeiras do Sul / Militante do MST)

472. Alienação e ideologia: a carne real das abstrações ideais

Mauro Luis Iasi (Doutor / Professor ESS, UFRJ)

473. Reflexões sobre a relação gênero-indivíduo na filosofia marxiana e a perspectiva da emancipação humana

Sandro de Mello Justo (Mestre em Educação, UFF / Doutorando em Serviço Social, UFRJ)

474. Consciência de classe, cotidiano e ideologia: inferências nos processos de mobilização e organização da classe trabalhadora

Susana Maria Maia (Doutoranda, Serviço Social, UFRJ)

Mesa Coordenada 48. Pré-Capitalismo em perspectiva comparada: espaços de dominação e transformação social

481. Rebelião rural e horizontes políticos na Antiguidade Tardia

Uiran Gebara da Silva (Doutor / Pós Doutorado, USP)

482. Espaço, religião e império em Atenas na época de Augusto

Fábio Augusto Morales (Doutor / Professor, PUC Campinas)

Mesa Coordenada 49. Ética, estética e violência nos limites históricos do realismo literário

491. As contradições explicáveis de Esaú e Jacó: opção ética, cultura popular e determinismo na narrativa de um conselheiro duplicado

Ana Clara Magalhães de Medeiros (Doutoranda, UnB)

492. Os limites históricos do capitalismo em São Bernardo de Graciliano Ramos

Kárita Aparecida de Paula Borges (Doutoranda, UnB)

493. O problema da arte e do realismo em Anna Kariênina, de Tolstói

Luana Signorelli Faria da Costa (Mestranda, UnB)

494. Roteiro da violência: literatura e projeto de nação

Maria Izabel Brunacci (Doutorado, UnB / Professora aposentada, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Mesa Coordenada 51. Diálogos marxistas sobre o quadro atual da luta de classes

511. Urbanização capitalista contemporânea e administração violenta do território no Rio de Janeiro

Clarice Salles Chacon (Mestranda em História Contemporânea, UFF)

512. A direita ganha as ruas: apontamentos sobre a recomposição da direita brasileira

Demian Bezerra de Melo (Doutor / Professor, UFF)

513. A lei geral da acumulação capitalista e as relações de trabalho hoje

Marcelo Badaró Mattos (Doutor / Professor, UFF)

514. O sentido da violência estatal na sociedade capitalista contemporânea

Pedro Rocha de Oliveira (Doutor / Professor, Filosofia, UNIRIO)

Mesa Coordenada 52. Sociedade civil, participação e autonomia na educação: o deslizamento semântico em tempos de reestruturação do capital

521. O conceito de participação na política educacional sob a mundialização do capital

Alzira Batalha Alcântara (Doutorado, UERJ-FEBF / UNESA-PPGE)

522. Estado e sociedade civil: um estudo sobre os seus significados

Erica Machado (Doutorado, DESU, INES)

523. Estado, sociedade e política

Mario José Missagia Júnior (Doutorado, DESU/IES)

524. Novas configurações do projeto de autonomia escolar no contexto de reestruturação do capital

Renata Maldonado da Silva (Doutorado, UENF)

Mesa Coordenada 53. Imperialismo e modo de vida: implicações para o mundo do trabalho e a questão nacional

531. Alguns apontamentos sobre o Imperialismo Contemporâneo a partir das relações entre EUA e China

Victor Augusto Ferraz Young (Doutorando, IE, UNICAMP)

532. A relação entre nacionalismo e imperialismo em Lênin

Ulisses Rubio U da Silva (Doutorando, IE, UNICAMP)

533. A evolução dos sistemas de proteção social e suas articulações com o modo de produção capitalista

Lucas Andrietta (Mestre, Desenvolvimento Econômico / Doutorando, IE, Unicamp)

534. A aceleração do tempo histórico: tempo, trabalho e tempo de trabalho

Eduardo Martins Ráo (Doutorando, IE, Unicamp)

Mesa Coordenada 54. Ideologias e disputa de hegemonia na luta pela emancipação humana

541. Ideologia e historicidade – alguns apontamentos acerca da atualidade do conceito

Hellington Chianca Couto (Mestrado em Serviço Social, UFRJ / Professor Sociologia, SEEDUC-RJ)

542. Ideologia e seu fundamento histórico-ontológico: considerações a partir de uma análise comparativa entre as obras de Antônio Gramsci e George Lukács

Paulo Roberto Félix dos Santos (Mestre, UFRJ)

543. Ideologias orgânicas e teoria social na formação de concepções de mundo das classes sociais

Victor Neves de Souza (Doutorando, ESS-UFRJ)

Mesa Coordenada 55. Análise de Florestan Fernandes sobre o legado teórico-político da revolução cubana e o socialismo na América Latina

551. Democracia e socialismo em Cuba: a análise de Florestan Fernandes do processo histórico de formação do Estado revolucionário nas contradições entre o governo revolucionário de Cuba e o poder popular

Diogo Prado Evangelista (Mestrado / Docente Serviço Social, UFVJM)

552. A reforma agrária cubana e seu papel na transição histórica e societária de Cuba na visão de Florestan Fernandes

Klaiton de Souza Silva (Graduando Serviço Social, UFVJM)

553. Revolução cubana: a desagregação do regime colonial e seu significado histórico político frente às nações latino-americanas

Gheidlla Jheynnata Mendes Nogueira (Graduanda Serviço Social, UFVJM)

Mesa Coordenada 56. A organização política, entre o partido e seus fantasmas

561. Ética, política e o fantasma do totalitarismo

Rodrigo Gonsalves (Mestrando em Filosofia, European Graduate School / Psicanalista / Coordenador do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia)

562. Para uma teoria da emancipação impessoal: a questão da organização política

Gabriel Tupinambá (Doutor em Filosofia, European Graduate School /Psicanalista / Coordenador do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia)

563. Ação performática – os protestos como tática de visibilidade: sintoma dos partidos revolucionários, diante de seus dilemas

Clarisse Gurgel (Doutora em Ciência Política, IUPERJ / Professora Ciência Política, UNIRIO)

564. Entre a foice e o martelo: a retomada da Hipótese Comunista e os ecos do Manifesto de Marx & Engels

Max Paulo Silveira (Graduado em Filosofia, UFRJ / Administrador na Biblioteca Nacional / Coordenador do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia)

Mesa Coordenada 57. Marxismo e o estudo da questão urbana: elementos para a investigação da cidade no capitalismo

571. Friederich Engels e o problema da habitação: elementos para o estudo da questão urbana a partir de uma análise marxista

Wanderson Fabio de Melo (Doutor / Professor, UFF- Rio das Ostras)

572. O Sertão Carioca e seu “moinho satânico”: expansão imobiliária e conflitos de terra no antigo Distrito Federal (1922-1964)

Leonardo Soares dos Santos (Doutor / Professor, UFF)

573. Entre a Assistência Social e a Contenção Territorial: Reflexões sobre as políticas da Fundação Leão XIII nas Favelas Cariocas (1947-1962)

Igor Martins Medeiros Robaina (Doutorando / Professor substituto, UFRJ)

574. O conceito de superexploração da força de trabalho e o processo de urbanização: impactos na vida dos trabalhadores na cidade

Deborah Cristina Floresta (Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana, UERJ)

Mesa Coordenada 59. Bloco no poder e crise do capital: modificações no padrão de acumulação capitalista e algumas perspectivas para a luta de classes no Brasil

591. Demandas da fração industrial e suas contradições no novo padrão de acumulação capitalista

Allan Kenji Seki (Mestre / Professor, UFSC)

592. A força de trabalho da construção civil e o pacto de classes no governo Lula

Isabela Ramos Ribeiro (Mestre / Professora, UnB)

593. O nacionalismo e as manifestações no Brasil atual

Tomás de Siervi Barcellos (Economista)

Mesa Coordenada 60. Arte e literatura: trabalho reflexivo-ativo, afirmação histórica e autoconsciência do gênero humano

601. História e realismo: relações entre cultura, arte e vida social

Ana Clara Vieira da Fonseca (Mestranda, UnB)

602. O trabalho em “O ex-mágico da Taberna Minhota” de Murilo Rubião

Camila Nascimento Maia (Especialização, UnB)

603. Conexões e contradições: uma análise do típico no personagem narrador de Os rios profundos, de José Maria Arguedas

Dapheny Day Leandro Feitosa (Mestranda, UnB)

604. O romance histórico ontem e hoje: uma leitura possível no Terras do sem fim, de Jorge Amado

João Paulo Ferreira dos Santos (Mestrando, UnB)

Mesa Coordenada 61. Crítica do valor e a questão da emancipação hoje

611. Quem luta abstratamente? Impasses do antagonismo social em face da crise da sociedade do valor

Joelton Nascimento (Doutorado / Círculo de Estudos da ideia e da Ideologia)

612. Esboço para uma crítica do valor a partir do conceito de determinação oposta

José Mauro Garboza Junior (Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia)

613. Sobre dominação e emancipação: contribuição crítica para o tema do poder

Rafael Oliveira (Doutorando no PPGSS, UERJ / Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia)

614. O paradigma do antipoder: revolução em tempos de Internet

Silvia Ramos Bezerra (Doutorado / Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia)

Mesa Coordenada 63. Educação, classe e luta de classe: Questões para pensar a educação do/no campo

631. Educação do Campo e Trabalho: questões para pensar a formação do educador

Maria de Fátima Almeida Martins (Doutora / Professora, FaE, UFMG)

633. Trabalho e Alternância Educativa: as Escolas Família Agrícolas em pauta

Camila Zucon Ramos de Siqueira (Doutoranda, FaE, UFMG)
Leandro Luciano da Silva (Doutorando – FAE/UFMG / Professor, FIP/Moc; UNIMONTES)

Mesa Coordenada 64. Teatro, Canção e Cinema – desafios, dilemas e dinâmicas entre “Cultura e Sociedade” brasileiras

641. Pensando em teatro

Monique Lima de Oliveira (Mestre, Educação / Estudante, Ciências Sociais, UFRRJ)

643. A ambivalência do protesto no teatro e na canção no Brasil pós-1964

Paulo Bio Toledo (Doutorando, PPGAC ECA, USP)

644.O estranho sucesso do Teatro do Oprimido

Julian Boal (Doutorando, ESS, UFRJ)

Mesa Coordenada 65. Imperialismo e Formação Nacional: padrão de acumulação e dependência

651. Apontamentos do Capitalismo Dependente em Florestan Fernandes

Carlos Henrique Lopes Rodrigies (Mestre / Professor, UFVJM)

652. A Revolução Burguesa no Brasil: um estudo sobre a particularidade da formação das classes sociais brasileira

Rachel Silva Rodrigues (Graduanda, Ciências Econômicas, UFVJM)

653. A destruição em massa: a tragédia da fome e da degradação dos hábitos alimentares

Rogério Fernandes Macedo (Doutor / Professor, UFVJM)

654. Formação nacional e superexploração da força de trabalho no Brasil

Thiago Marques Mandarino (Mestre / Professor, Ciências Econômicas, UFVJM)

Mesa Coordenada 66. Literatura y alienación

661. Las Cartas del Pañero y larebelión de Lindalino. Una lectura de Jonathan Swift

Agustina Lojoya Fracchia (Lic. Becaria doctoral, UBA/ CONICET)

662. La función del narrador y lamelancolía en Natalia Ginzburg

María Belén Castano (Lic. Becaria doctoral, UBA/ CONICET)

Mesa Coordenada 67. Estado e classes dominantes no Brasil contemporâneo

671. A origem do BNDE (1952) e a influência do imperialismo norte-americano

Thiago Reis Marques Ribeiro (Doutorando, PPGH/UFF)

672. As empresas brasileiras transnacionais representadas no CDES e o papel do BNDES (2003-2010)

André Pereira Guiot (Doutor, UFF)

673. BNDES e Capital-Imperialismo Brasileiro: A Pan-Amazônia como palco das lutas de classes (2003-1014)

João Paulo de Oliveira Moreira (Mestre, PPGH, UFF)

Mesa Coordenada 68. Luta de classes, sociedade civil e o Estado brasileiro na Nova República

681. Estado, burguesia brasileira e política econômica nos anos Lula

Anderson Tavares (Mestre, História, UFF / Professor, Prefeitura de Rio Bonito)

682. Organização da Dominação Burguesa e Capital-Imperialismo: O CIPE e a articulação da burguesia brasileira em Rede Associativa na América Latina, nos anos de 1990

Flávio Henrique Calheiros Casimiro (Doutorando, PPGH, UFF / Professor, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas)

683. A burocracia sindical cutista no governo Lula da Silva (2003-2006)

Rodrigo Teixeira (Doutor, PPGH, UFF / Professor)

684. O projeto de governança do Partido dos Trabalhadores e sua identidade com o projeto de modernização conservadora

Marcelo Lira Silva (Doutor / Professor, Instituto Federal de Goiás)

Mesa Coordenada 69. O tempo histórico e a arte: a tarefa do materialismo histórico diante da estética

691. Reflexões sobre a Tropicália e o presente

Henrique Campos Monnerat (Doutorando, Teoria da Literatura, UFRJ)

692. A produção do tempo vazio e a interrupção revolucionária: estética e política no capitalismo tardio

Rafael Zacca Fernandes (Doutorando, Filosofia, PUC-RJ)

693. Franz Kafka e Walter Benjamin: Narrativa da temporalidade interrompida

Tomaz Amorim Fernandes Izabel (Doutorando, Teoria e História Literária, FFLCH/USP)

694. Paraísos perdidos y recuperados: variantes de la utopía en Memorias de una joven formal, de Simone de Beauvoir

Silvia Nora Labado (Professora, Universidad Nacional de General Sarmiento; Universidad de Buenos Aires)

Mesa Coordenada 70. Incursões dos pensamentos pós-moderno e religioso na condução teórico-ideológica da crise estrutural do capital: apontamentos a uma compreensão onto-critica do complexo educativo

701. Laicidade e Ensino Público no Brasil: uma análise introdutória a partir da ontologia marxiana-lukacsiana

Antonio Nascimento da Silva (Mestre, Educação / Pesquisador, Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário, UECE)

702. Fundamentos da crise estrutural do capital na produção destrutiva e perdulária do alimento e da ciência

Felipe Guilherme de Souza (Doutorando, Educação, UFC / Pesquisador, Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário, UECE)

703. Fundamentos ontológicos para a compreensão da relação trabalho e educação: apontamentos iniciais

George Amaral (Mestre, Educação / Pesquisador, Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário, UECE)

Mesa Coordenada 71. Trabalho, educação e hegemonia no contexto da crise do capital: elementos constitutivos da reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classes

711. As metamorfoses do mundo do trabalho, trabalho precário e a formação de um novo tipo de trabalhador: a precariedade como modo de ser?

Hugo Leonardo Fonseca da Silva (Doutorando / Professor, UFG)

712. Crise estrutural do capitalismo, recomposição burguesa e a formação da classe trabalhadora: os fundamentos sociopolíticos da formação profissional como mecanismo de mediação do conflito de classes

José dos Santos Souza (Doutor / Professor, UFRRJ)

713. Especificidades da reforma do Estado e das políticas educacionais no Brasil

Jussara Marques de Macedo (Doutora / Professora, UFRJ)

714. Elevação de escolaridade integrada à educação profissional como política de inclusão social de jovens

José dos Santos Souza (Doutor / Professor, UFRRJ)
Moacyr Sales Ramos (Mestre / Pedagogo, UFF)

Mesa Coordenada 73. Para a crítica do Estado educador

731. A difícil construção da ruptura e a complexa superação da concepção de mundo do capital no espaço da escola pública

Elismar Bezerra Arruda (Mestre / Professor, Redes públicas MT e Cuiabá)

732. Avaliação institucional e avaliação externa formam ou (con)formam professores? Educação pública básica na lógica da produtividade

Thaís Rabello de Souza (Mestre, Educação / Professora, ISEPAM/FAETEC)

734. Projeto educativo do empresariado e mundialização da educação

Camila Azevedo Souza (Doutorada, UFF)

Mesa Coordenada 74. Perspectivas sobre o Estado no pré-capitalismo

741. A estruturação da aristocracia visigoda (séculos V-VIII)

Eduardo Cardoso Daflon (Mestrando, História, UFF)

742. Estado Material, Estado político e Fetichismo de Estado: considerações sobre a teoria de Estado do jovem Marx e o Estado faraônico

Fábio Frizzo (Mestre / Professor, História, UNESA/UCAM / Doutorando, História, UFF)

744. Baião e Penaguião no reinado de Afonso III (1248-1279): Aristocracia, campesinato e Estado

Thiago Pereira da Silva Magela (Mestre / Professor, Ensino Básico)

Mesa Coordenada 75. Implicações de O capitalde Marx para a ética, a ontologia e a crítica do capital

751. Marx e a crítica da Economia Política: a negação como fundamento da crítica

João Leonardo Medeiros (Doutor, Economia / Professor, UFF)

752. As implicações da dinâmica posta pelo capital para a ontologia do cotidiano

Maracajaro Mansor (Mestre, Economia / Professor, UFF)

753. Fetichismo e estranhamento: as contribuições de Rubin e Postone para o debate

Diogo Labrego de Matos (Mestrando, Filosofia, UERJ)

Mesa Coordenada 76. Trabalho, Estado e democracia. Contribuições ao debate sobre as particularidades das contradições do capital no Brasil hoje

761. Fetichismo da mercadoria e condições de trabalho do assistente social

Luci Faria Pinheiro(Doutora / Professora, ESS/ UFF)
Hellen Silva Ferreira´(Mestranda, UFF)

Mesa Coordenada 77. Problemas do realismo e momentos da decadência ideológica: de Tolstói e Machado à literatura brasileira contemporânea

771. Ressonâncias de Machado em Chico Buarque – o que há de Brás Cubas em Eulálio D’Assumpção

Bárbara de Pádua Gontijo (Graduanda, Letras Português, UnB)

“Onde há nesse mundo espaço para agir” – impasses do realismo em A morte de Ivan Ilitch

Paula Alves Martins de Araújo (Mestrado, USP)

773. Ecos de Machado: Uma leitura de “Pai contra mãe” de Machado de Assis e “A menor mulher do mundo” de Clarice Lispector

Rafael Batista de Sousa (Doutorando, Literatura, UnB)

Mesa Coordenada 80. Direito e marxismo

801. Direito insurgente de movimentos populares na América Latina

Ricardo Prestes Pazello (Doutor, Direito, UFPR / Professor, Direito, UFPR)

Luiz Otávio Ribas (Doutorando, Direito, UERJ)

802. Gênero, trabalho e marxismo: a luta das mulheres brasileiras e a construção de um direito insurgente

Naiara Andreoli Bittencourt (Mestranda, Direito, UFPR)

803. Por uma crítica marxista-descolonial ao direito: um olhar desde a perspectiva indígena

Tchenna Fernandes Maso (Mestranda, UNILA)

Mesa Coordenada 81. Políticas Educacionais, processos de reflexão, formação e resistência

811. Programas governamentais, processos de resistência: os desafios de viver integralmente a experiência educativa

Gelta Terezinha Ramos Xavier (Doutora / Professor, UFF)
Geórgia Moreira de Oliveira (Doutora / Professora, Fundação Municipal de Educação)
Lucimeire Bezerra Costa (Especialista / Professora, Fundação Municipal de Educação)

812. Princípios de Integração do Ensino Médio não profissionalizante no Estado do Rio de Janeiro: entre o ProEMI/Solução Educativa e as DCNEM

Claudio Fernandes da Costa (Doutor / Professor, UFF)

Mesa Coordenada 82. A crise da política de conciliação de classes no Brasil

821. Crise do neoliberalismo moderado e governos do PT

David Maciel (Doutor / Professor, História, UFG)

822. PT: do transformismo ao poder

Gelsom Rozentino de Almeida (Doutor / Professor, UERJ)

823. Desindustrialização, crise financeira e desgaste aliança de classes desenvolvimentista

Sydenham Lourenço Neto (Doutor / Professor, UERJ)

824. As novas configurações do capital no campo e as alianças de classe

Cláudio Lopes Maia (Doutor / Professor, UFG)

Mesa Coordenada 83. Movimentos populares e sindicais no Brasil dos anos 2000

831. A luta dos desempregados no Brasil nos anos 2000

Elaine R. A. Amorim (Doutora, Sociologia, IFCH-Unicamp)

832. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nos anos 2000: posicionamentos políticos, formas de luta e base social

Luciana Henrique da Silva (Pós-doutora, Ciência Política / Professora, UFFS)

833. Nova configuração do movimento sindical brasileiro nos anos 2000

Patrícia Rocha Lemos (Doutoranda, Ciências Sociais, Unicamp)

834. Os movimentos dos sem-teto no Brasil nos anos 2000

Nathalia Cristina Oliveira (Doutoranda, Ciência Política, IFCH-Unicamp)

Mesa Coordenada 84. Revisão críticas das experiências de transição ao socialismo: os casos de Cuba, União Soviética e China Maoísta

841. A evolução econômica e política da China no período maoísta (1949-1978)

Miguel Henriques de Carvalho (Mestre / Pesquisador, Grupo de Economia Política, IE-UFRJ)

842. Gestão das fábricas na URSS: é possível um taylorismo socialista?

André Coutinho Augustin (Mestre, Economia / Pesquisador, FEE)

843. As reformas e atualizações do modelo econômico de Cuba nos anos 90

Thiago Oliveira Carvalho (Graduando / Auxiliar Técnico, DIEESE)

Mesa Coordenada 85. Quanta, fome e totalidade: criticas ontológicas

851. Extravios teóricos antediluvianos: Crise civilizatória, natureza e o realismo transcendental de Roy Bhaskar

Andrea Santos Baca (Doutoranda, PPGE-UFF)

Raphael Weyne (Mestrando, PPGE / UFF)

852. Possibilidade da Crítica Ontológica

Conrado Krivochein (Mestre, Economia / Doutorando, UFF)

853. Lutas e resistências na teoria dos quanta: a barreira realista contra a maré idealista

Natan Luis da S. Oliveira (Graduando, UFF)

Mesa Coordenada 86. Reestruturação do trabalho e resistência de trabalhadores

862. A greve dos operários navais de Niterói no contexto do pré-sal

Sonia Lucio R. de Lima (Doutora / Professora, UFF)

Lilian Matias (Mestranda, História, UFF)

863. Estado e organizações sindicais

Thiago Chagas Silva Santos (Doutor / Professor)

Mesa Coordenada 87. Classe dominante e hegemonia: partidos, aparelhos privados de hegemonia e intelectuais 1

872. Democracia e livre mercado segundo o Instituto Ludwig Von Mises Brasil

Raphael Dal Pai (Mestrando, Professor de História, Secretária de Educação do Estado do Paraná)

873. Associação Vitória em Cristo: religião, mídia e política

Jonas Christmann Koren (Mestrando, Bolsista CAPES/CNPq)

Mesa Coordenada 88. Classe dominante e hegemonia: partidos, aparelhos privados de hegemonia e intelectuais 2

881. A burguesia dependente-associada e a crise: o Instituto Millenium em suas análises sobre 2008

Lucas Patschiki (Mestre / Professor de História, Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

882. Argentina, 1976: luta de classes e terrorismo de Estado

Marcos Vinicius Ribeiro (Mestre / Professor, História, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná)

883. A hegemonia ultraliberal no Brasil e o discurso privatista de Paulo Francis no jornal O Estado de São Paulo (1991-1997)

Alexandre Blankl Batista (Mestre / Professor de História, UNIOESTE)